Este tutorial tem como objetivo demonstrar como realizar a busca de NCM para o correto cadastro de um novo produto.
Independente de apresentarmos uma sugestão de como buscar e preencher o NCM no cadastro do produto, caso julgue necessário, acione o seu contador para que o mesmo confirme se o NCM selecionado é o adequado para o seu produto.
Para demonstrar na prática como realizar essa pesquisa vamos apresentar um exemplo:
O produtor João da Silva produz em sua propriedade soja em sua safra principal e a safrinha acaba optando por milho ou trigo. Neste ano ele optou pelo plantio de trigo, ao colher e classificá-lo foi possível identificar que o trigo colhido é do Tipo 1. João contratou a AgroMob para emissão de suas notas e precisa realizar o cadastro deste item para poder vender para a Cerealista Paraná LTDA.
Abaixo apresentaremos qual o caminho que João deve percorrer para realizar o cadastro, primeiramente buscando o NCM.
Existem diversos locais para pesquisar NCM, neste tutorial utilizaremos a Sefaz do Rio Grande do Sul. Para acessá-la clique sobre o botão abaixo:
Figura 1 - Busca de NCM, página inicial
Ao clicar sobre o botão acima você será direcionado ao site da receita estadual, mais precisamente na busca de NCM. Na Figura 1 notamos que a pesquisa inicial é por Classificação, para buscar pelo nome será necessário alterar para Pesquisa por descrição, conforme apresentamos na Figura 2.
Figura 2 - Busca de NCM, busca por descrição
Voltamos ao caso do seu João, ele precisa encontrar o NCM do trigo, após abrirmos o site, alterarmos a pesquisa por descrição, digitamos o termo "trigo" no campo Nome da Mercadoria: e clicamos sobre o botão "Pesquisar NCM". O resultado neste caso foi apresentado na Figura 3.
Figura 3 - Resultado da busca
Note que foram apresentados vários resultados, em nosso cenário o trigo é ainda bruto, classificado como Tipo 1 que será utilizado para fabricação de farinha, logo precisamos observar que o grupo do NCM deve ser "Cereais", dentro das opções de cereais notamos que temos 2 opções, para semeadura e outros. Como nosso caso não é para produção de sementes, o NCM a ser utilizado é o 1001.19.00.
No cadastro do produto dentro do aplicativo, informe apenas os números.
O NCM é composto por 8 números, na Figura 3 nota-se que há informações com quantidade de digitos menores, estes são grupos e não devem ser utilizados, apenas para fins de referência para busca.
Com o NCM em mãos, agora é possível realizar o cadastramento do produto.
Abaixo deixamos o acesso ao tutorial de como realizar o cadastramento de um produto:
Ficou com alguma dúvida? Não exite em contatar nosso suporte técnico.